sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O Olho que tudo Vê 3ª e última parte

- O tempo urge, - continua a voz. - os nossos inimigos seguiram-vos do futuro até aqui. Há éons que eles tentam capturar este templo sagrado. Para evitar cair nas suas mãos, decidi escondê-lo num passado remoto.

- Vivi durante milhões de anos no exílio longe do seu olhar mas assim que as correntes cósmicas mudaram percebi que o fluxo temporal iria abrir um novo portal e permitir que eles viajassem do futuro até aqui.

- Só me restou enviar uma mensagem de socorro às gerações futuras, numa arca que pudesse sobreviver a todas as intempéries da evolução terrestre, pois já não tinha forças para realizar outra viagem espaço-temporal para longe daqui.

- Os primeiros mestres acabaram por arrancar aos estratos rochosos do deserto a arca com a mensagem. – intervém o homem oitocentista. - Conseguiram abri-la ao fim de vários séculos de tentativas e a mensagem encriptada foi transmitida de geração em geração até que por fim um sacerdote núbio conseguiu descodificar o seu conteúdo e, seguindo as instruções, construiu a máquina do tempo que iria permitir abrir o portal para o passado.

- Mas a mensagem não continha apenas instruções para a construção de uma máquina do tempo. – o homem do futuro prossegue com o relato dos eventos. – Também tinha as coordenadas espaço-temporais para o viajante encontrar esta pirâmide facilmente e ainda, guardava o material genético necessário para criar o guardião perfeito. Foram necessárias várias gerações até que o Escolhido para a missão nascesse com esse material. E aqui está ele. – aponta para o homem oitocentista.

- No entanto, o vosso enviado, - a voz na escuridão retoma o discurso. - não estava preparado para sobreviver neste ambiente hostil. A sua tecnologia rudimentar não o protegera. Vi-o chegar e sufocar à primeira inspiração. Foi necessário enviar nova mensagem para o futuro com instruções claras e precisas quanto ao necessário para levar avante esta missão com sucesso.

Os dois homens ficam atordoados com a segunda revelação. Afinal, os seus mestres limitaram-se a seguir instruções escritas numa era geológica remota! Não tinham a capacidade de ver o passado ou comunicar com seres de diferentes espaço-tempos! Que desilusão!

- Agora o tempo dos planos e treinos chegou ao fim. – a voz misteriosa volta a fazer-se ouvir. - Os eleitos devem tomar as suas posições e suceder-me na luta contra os nossos inimigos.

Dito isto, uma luz acende-se de parte incerta para iluminar um cubículo talhado na parede rochosa. No seu interior, os dois homens vêem um cérebro esbranquiçado, coberto de fungos e pó.

- A minha missão terminou. Removam-me e coloquem no meu lugar, o cérebro do novo guardião. Rápido, os nossos inimigos estão prestes a abrir uma fenda na estrutura desta pirâmide.

O homem oitocentista remove com reverência o cérebro do seu antecessor, volta-se para o seu companheiro e diz-lhe determinado:

- Sabes o que tens a fazer.

O homem do futuro acena afirmativo e sem mais demoras abre-lhe o crânio com uma arma especialmente desenhada para o efeito e, com uma velocidade treinada, remove-lhe o cérebro ainda vivo para o colocar no cubículo vazio.

De mãos quentes cobertas de sangue, o coração a martelar-lhe no peito e em estado do choque, vê o corpo sem vida do seu amigo cair desamparado em câmara lenta e desaparecer nas trevas envolventes.

Acabara de matar aquele que ainda há pouco lhe salvara a vida. Apesar do seu treino, de toda a sua preparação para aquele momento, não consegue evitar um sentimento de mau estar e náusea. É assaltado por um turbilhão de emoções contraditórias A dúvida instala-se.

E se tudo foi em vão?

A luz que até então iluminara o cubículo apaga-se. Tudo volta a mergulhar nas trevas.

Um momento de expectativa... e nada. O silêncio e escuridão profundos.

- Falhámos! – as suas incertezas materializam-se num sussurro. – Todo este esforço conjunto durante milhões de anos… e falhámos!

Os ruídos do ataque lá fora, intensificam-se. As explosões abalam com maior violência todo o edifício sagrado.

Está tudo perdido!

A pirâmide, o foco de todo o Poder, está prestes a cair nas mãos daqueles que juraram destruir a Ordem Cósmica.

Derrotado, o homem do futuro, carrega a sua arma de plasma e prepara-se para cometer o único acto que ainda lhe resta.

As explosões aumentam de frequência. Uma brecha é aberta, o recinto é invadido por uma presença ameaçadora, oculta pela escuridão.

O homem levanta a arma e encosta-a à cabeça. Sente a electricidade estática a eriçar-lhe o cabelo. Não será uma morte bonita, mas não a teme.

- Adeus mundo! Tentei mas falhei.

Sente o invasor a acercar-se dele nas trevas. Uma sensação de enjoo revolta-lhe as entranhas e os seus ossos gelam.

A descarga brutal da sua arma pulveriza-lhe a cabeça, salvando-o no último instante das garras do seu inimigo.

Tentei mas falhei…

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Olho que tudo vê (2ª parte)

Com os instintos aguçados por anos de treino, o homem do futuro empurra o companheiro para o lado, salvando-o de uma dentada mortal e dispara uma descarga de energia, estorricando o dinossauro.

Seguindo-lhe o exemplo, o homem oitocentista, solta a potência da sua arma de plasma, eliminando o outro predador.

- Aha! Vencemos! – festejou satisfeito.

- Não! – responde-lhe o companheiro do futuro, enquanto, puxa umas fivelas do seu estranho fato. - Esta espécie ataca sempre em grupo, mais virão. Temos que chegar à pirâmide antes que apareçam.

- E como o faremos se não temos asas para voar? – pergunta o oitocentista com a adrenalina à flor da pele.

- No tempo de onde venho não precisamos de asas para voar. – dizendo isto, o homem do futuro lança-se no precepício, arrastando-o consigo.

Perplexo o homem do século XVIII, vê-se a pairar no ar.

- Como é possível?

- Este fato tem um sistema antigravidade especialmente concebido para esta missão. Os mestres da nossa ordem, do teu futuro e do meu presente, viram que seria necessário transpor este precipício para chegar à pirâmide.

- Eles previram tudo! É deveras extraordinário!

- Nem por isso, limitaram-se a olhar para o passado e registar o que seria necessário para ser bem sucedido.

- Ainda me dá um nó na cabeça ao tentar perceber como é possível.

O homem do futuro ri-se solidário.

- Eu deixo as questões técnicas para os mestres.

Os dois voam da borda do precipício até ao topo da pirâmide onde se eleva o grande Olho que Tudo Vê.

- É aqui neste ponto entre a pirâmide e o Olho que segundo os manuscritos que encontrei junto do sacerdote núbio, encontraremos a passagem. Não olhes directamente para o Olho. – adverte o homem oitocentista.

- Eu sei. Fui treinado toda a minha vida para este dia. – tranquiliza o homem do futuro.

Uma descarga de energia atinge a pirâmide numa explosão, sacudindo os dois homens do seu lugar.

Nova explosão e o homem do futuro desequilibra-se e cai do alto da pirâmide rumo ao precipício. O homem oitocentista atira-se para a frente mesmo a tempo de lhe agarrar a mão, salvando da morte.

- Consegues içar-te pelo meu braço? – pergunta por entre os dentes cerrados num esgar de esforço.

- Sem problemas. - O homem do futuro, atlético, conseguiu apoiar um dos pés na parede da pirâmide e com um impulso trepou pelo forte braço do amigo.

- Obrigado! Duvido que o fato anti-gravidade tivesse energia suficiente para me salvar o pescoço da queda.

- Agora estamos quites. – o oitocentista sorri-lhe, mas a expressão muda radicalmente. - Olha para o céu, a invasão começou! Temos que nos despachar.

O homem do futuro levanta o olhar na direcção indicada e não acredita no que vê. Toda a vida foi treinado para esta missão, sabia exactamente o que tinha pela frente, mesmo assim, não consegue evitar o choque da visão do seu inimigo ao vivo.

Os dois homens apressam-se a atravessar a porta que entretanto se abriu à sua frente, no espaço entre a pirâmide e o Olho radiante.

Mergulham na escuridão. Muito ao longe conseguem ouvir as explosões abafadas do ataque.

Faz-se ouvir uma voz que ecoa no espaço imenso:

- A minha mensagem foi recebida.

- Sim e nós respondemos. – dizem prontamente e em uníssono os dois homens. – Do futuro viemos para vos salvar.

Continua.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O Olho que Tudo Vê (1ª parte)

Veneza, Carnaval de 1800.

As ruas e canais enchem-se de cor e foliões mascarados. Música e gargalhadas ecoam pelas vielas estreitas e escuras da Eterna Sereníssima. A alegria é rapidamente oprimida pela mão pesada das tropas invasoras napoleónicas. Alguns tiros são disparados. Ouvem-se gritos. A multidão festiva dispersa, evitando as detenções.


No meio do tumulto gerado, um homem esgueira-se por uma ponte e sobe para uma gôndola que o aguardava do outro lado do canal. Paga ao gondoleiro e este condú-lo em silêncio pelas águas da cidade que adormece lentamente.


A gôndola chega ao seu destino e o homem misterioso, sem uma palavra de despedida, salta para a margem e dirige-se a uma porta fechada de uma velha moradia. Bate-lhe com o toque secreto que lhe foi segredado de manhã no mercado em frente à catedral de São Marcos. A porta abre-se e dá-lhe passagem para o interior.


Um mordomo mascarado recebe-o com um archote e guia-o por uma escadaria em espiral que desce até às catacumbas mais profundas e antigas de Veneza. À sua espera, encontra-se um grupo de homens bem vestidos, mascarados e de aparência aristocrática.


- Sê bem-vindo, confrade! Trazeis o artefacto?


- Sim, a expedição ao Egipto foi um êxito! Consegui encontrá-lo dentro da múmia do sacerdote núbio Akothep.


- Óptimo! Temos que nos despachar, antes que as tropas de Napoleão nos encontrem.

A irmandade secreta não perde mais tempo, forma um círculo à volta do artefacto e dão início ao ritual.


Alguns minutos depois, a catacumba ilumina-se por uma cor fosforescente e uma porta inter-dimensional abre-se a partir do artefacto.


- A passagem está aberta! Parti, caro irmão, e que os mestres vos concedam triunfo. O nosso futuro depende do vosso sucesso.


O homem misterioso despede-se dos companheiros e, sem hesitar, atravessa o portal.

Do outro lado, encontra uma floresta luxuriante repleta de seres vivos que ele apenas conhecia do registo fóssil. Mas o seu fascínio depressa é suplantado por uma constatação grave: não consegue respirar!
Tenta dominar o pânico mas acaba por desfalecer.

Os sentidos regressam lentamente e o homem misterioso desperta para a vida. Leva as mãos à cara e sente que esta está protegida por uma máscara estranha de vidro.

- É uma máscara de oxigénio. Se fosse a ti, não a tirava, pois o ar deste sítio é-nos tóxico. - responde-lhe um desconhecido com o rosto tapado por uma máscara igual à sua.– Na época em que foste enviado era-vos impossível saber que a atmosfera neste período pré-histórico nos é irrespirável, por isso, os mestres da nossa ordem, no teu futuro, acharam por bem enviar-me com a tecnologia necessária para te assistir na tua importante missão.

- Toma. – continuou o homem do futuro. – É uma pistola de plasma. Liberta descargas eléctricas, como se fosses Zeus em pessoa.

O homem oitocentista olha para a arma simples que se assemelha a um bastão curto com um botão a servir de gatilho.

- Agora temos que nos despachar, está quase na hora. – informa o homem do futuro com um tom imperativo.

Sem mais palavras, os dois membros da ordem secreta correm pela floresta densa do Cretácico, rumo ao seu destino.

Chegam por fim à borda de um precipício que se abre sobre uma cratera profunda. Várias cataratas enchem o seu fundo com um lago cristalino, formando uma paisagem de cortar a respiração.

A pairar no ar sobre o espelho de água, está uma pirâmide colossal construída de metal e pedra talhada, coroada por um olho radiante como uma estrela.

- O Olho que tudo vê! – exclama o homem oitocentista.

Os dois fitam hipnotizados o olhar supremo da pirâmide.

De imediato, são inundados por uma torrente de imagens, tudo aquilo que foi, que é e um dia será, condensados num instante estonteante. Todos os fluxos temporais do cosmos confluem para aquele momento. O homem oitocentista confirma a gravidade da sua missão. Tudo depende dele. Não pode falhar.

Um uivo cacarejado arranca-os de volta ao tempo presente. Ouvem-se vários outros uivos em resposta ao primeiro, lançando o pânico esvoaçante na floresta circundante. Os instintos de sobrevivência disparam, estão em risco de vida.

Continua.