quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Labirinto

A rota foi traçada com segurança pelo compasso de Albragaan no mapa inter-estelar da Academia de Cartografia Galáctica.

O rumo a seguir era claro.

Os preparativos para a expedição não se fizeram esperar. Ia partir sozinho, animado pela minha vontade de desvendar o Grande Segredo.

Apanhei boleia de várias caravanas de mercadores e contrabandistas inter-galácticos que seguiam rotas secretas por entre estrelas e nebulosas, deixando-me cada vez mais próximo do objectivo.


Pelo caminho, visitei templos arruinados, santuários sagrados, palácios e mansões sumptuosas. Conheci populosas cidades imperiais, que moldavam a forma de planetas inteiros. Partilhei refeições com peregrinos e mendigos, ascetas e eremitas, barões e sultões, ladrões e guardiães, concubinas de haréns e prostitutas das sarjetas.

Conheci riquezas sem fim e misérias insuportáveis. Fui desviado do caminho, seduzido, amado, traído, rejeitado, perseguido, roubado e abandonado à morte.

E quando tudo parecia perdido, fui acolhido por uma companhia de saltimbancos, ciganos estelares. Vivi com eles durante anos, recuperei o meu rumo, o meu propósito, a minha identidade e um dia, despedi-me e continuei a minha jornada.

Atravessei paisagens exóticas vedadas ao comum dos mortais. Vi planetas desertos, florestas de âmbar virgens, manadas de seres estelares, ouvi o canto das Plêiades, nadei em mares conscientes, caminhei por avenidas há muito abandonadas por Deuses extintos. Assisti ao nascimento de estrelas e de berços planetários. Presenciei a colisão de galáxias e o fim de inúmeros sistemas solares. Espreitei no interior dos buracos negros e aprendi a língua dos astros e a Música das Esferas.

Até que por fim, depois de muitos anos de viagem, sofrimento e auto-conhecimento, cheguei ao meu objectivo:

O Labirinto!

Construção ancestral, cujas origens permanecem envoltas em mistério, tem a extensão de uma galáxia com vários anos-luz. O seu interior encerra a razão da minha busca, o motivo pelo qual errei pelo Cosmos por caminhos que nenhum mortal se atreveu a trilhar.

Muitas lendas e avisos assaltam a minha mente, prevenindo-me contra os terríveis riscos que aguardam os incautos. Nunca ninguém regressou do Labirinto, mas também nunca ninguém chegou tão perto da sua entrada.

É impossível prever o que os seus corredores infindáveis e tortuosos têm reservado para os invasores, nem tão pouco, saber se conseguirei revelar o Grande Segredo.

Uma pequena semente de hesitação tenta criar raízes no meu espírito. Ali à boca negra da entrada do Labirinto, sinto a tentação de voltar atrás, de desistir. Um bafo gélido vindo do interior obscuro junta-se à horda crescente de medos e receios que ameaçam invadir-me e obrigar-me a ceder e partir de volta a casa, derrotado e humilhado.

Todo o meu esforço seria em vão!

Inspiro fundo, fecho os olhos e repouso em silêncio. Calmo, sereno, identifico cada uma das minhas dúvidas e expiro-as da minha alma, lentamente, uma a uma, pelas narinas.

Não temerei nenhum mal!

A vontade de avançar e enfrentar o meu destino arde forte no meu peito. Descobrir o significado oculto no Grande Segredo é tudo o que me resta, tudo o que me move.

Sem perder mais tempo, voo para o interior do Labirinto e o brilho das estrelas é eclipsado pelo negro das paredes dos corredores intrincados. Mergulho na sua escuridão retorcida com um sentimento total de desprendimento.

- Estou pronto! Estou livre!

- Labirinto, aqui me tens! Desvenda os teus segredos!

E assim, a Aventura começa, finalmente…

5 comentários:

  1. Olá! ^^

    Posso dizer que considerei esta pequena descrição da viagem bastante interessante. Sintética mas elucidativa. Enfim, gostei deste começo.

    Boa continuação!

    ResponderEliminar
  2. Espero que este breve conto te tenha aberto a porta para a imaginação.

    É o seu principal objectivo, despertar a mente para uma infinidade de possibilidades que só um labirinto é capaz de oferecer.

    Sê bem-vinda e diverte-te sempre que decidires navegar por estas paragens.

    ResponderEliminar
  3. Rui,como sempre fantástico. Eu lembro-me deste conto. Um dos que mais me marcou no cantinho onde escrevemos.

    Esse labirinto promete e eu estarei aqui para acompanhar essa viagem que promete ser alucinante!

    Força!

    JS

    ResponderEliminar
  4. Ois Rui,

    Tambem me recordo desta história, ate me lembro de ter colocado uma história de um rei que dava a escolher às pessoas se preferiam morrer ou passar uma porta, que no fundo dava para a liberdade.

    Ainda bem que o protagonista decidiu entrar no labirinto.

    Já estou a imaginar uns universos que vi num livrinho preto.

    Força.

    A Melga

    ResponderEliminar
  5. Esta é uma das minhas preferidas sonhadas pelo misterioso Djapoor.

    Vamos ver que mais crónicas dos seus sonhos serão decifradas.

    Abraço,

    Rui Ramos

    ResponderEliminar